A autarquia vai também oferecer os cadernos de fichas de atividades aos alunos do primeiro ao quarto ano de escolaridade (40 mil euros) e, na área dos transportes, assegurar a totalidade do valor dos passes escolares em transporte público e garantir circuitos especiais de transportes escolares (690 mil euros).

A Câmara Municipal sublinha, por outro lado, que a rede pública de pré-escolar e de atividades de animação e apoio à família do concelho "tem uma cobertura territorial de 100%", ou seja, todas as freguesias têm uma resposta pública de jardim-de-infância, respondendo às necessidades de 530 crianças/famílias".

"O funcionamento contínuo de 10 horas diárias, incluindo as interrupções letivas, dos 15 jardins-de-infância e das suas 28 salas é assegurado por 65 funcionárias da autarquia, entre assistentes de ação educativa e assistentes operacionais", o que implica um investimento anual de mais de 900 mil euros, precisa.

Entre as verbas disponibilizadas para este ano letivo, houve "um investimento considerável" na aquisição de equipamentos e no melhoramento das condições de funcionamento dos refeitórios e salas de refeições, que, na maioria, têm uma gestão direta do município ou partilhada com os agrupamentos de escolas.

"Esta dimensão traduz-se numa equipa de 29 cozinheiras e ajudantes de cozinha, que preparam e fornecem cerca de 265.000 refeições por ano, num investimento na ordem dos 900 mil euros", lê-se no comunicado.

Estão a decorrer as obras de remodelação do jardim-de-infância de Ermidas-Sado, uma empreitada orçamentada em mais de 140 mil euros.