O encontro, que decorreu no Auditório Municipal António Chainho, apresentou a debate três painéis que abordaram os temas:  “Caminho de Santiago via Atlântico”, o Cante Alentejano 10 anos “Património Imaterial da Humanidade”, os produtos turísticos gastronómicos e vínicos e os apoios para o empreendedorismo e formação no setor do turismo.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, durante a sessão de abertura do encontro, destacou o crescimento que o setor do turismo tem registado no concelho, apresentando como indicador o número de dormidas que “nos últimos 10 anos praticamente quadruplicou, em 2013 eram pouco mais que 42 mil e no ano passado ultrapassámos as 170 mil.”

Este crescimento significativo “reflete o trabalho que tem sido realizado nos últimos anos por empresários que têm investido no Município, criando mais oferta de alojamento, de restauração e de produtos endógenos, e da promoção realizada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo no território onde nos inserimos.” 

Para este crescimento também “contribui o papel ativo que a Câmara Municipal tem desenvolvido na promoção das nossas potencialidades. Nesse sentido destaco o investimento que fazemos todos os anos para estarmos na Bolsa de Turismo de Lisboa com uma forte presença.”

Álvaro Beijinha salientou, ainda, a “importância de apresentar ofertas para combater a sazonalidade”, destacando os festivais gastronómicos realizados na chamada época baixa, as provas desportivas de dimensão internacional, a valorização da rota dos Caminhos de Santiago e do projeto da Rota Vicentina.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), José Manuel Santos, durante a sua intervenção destacou que “hoje o Alentejo é uma marca reconhecida a nível nacional e internacional que conjuga uma multiplicidade de destinos. O Alentejo Litoral dentro da região apresenta uma grande dinâmica de crescimento ao nível da procura.” O responsável da ERTAR referiu, ainda, a importância de apoiar as pequenas e médias empresas nos processos de digitalização e transição ambiental, avançou que “este é o principal desafio do turismo no Alentejo nos próximos anos.”

Para o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva o desenvolvimento do turismo faz-se com “inteligência e trabalho. Temos de ver quais são as potencialidades que o território tem, transformá-las em produtos, fazer a sua promoção e depois saber vendê-los.” Para se concretizar este percurso “tem de haver uma simbiose entre o público e o privado, sob o risco de se investir e não se obter resultados.”

O 5.º Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém foi acompanhado pelos vereadores da Câmara Municipal Albano Pereira e Mónica Pires de Aguiar, empresários da hotelaria, restauração, serviços, artesãos e alunos da área do turismo. Contou, ainda, com a atuação do Grupo à Cante Alentejano Vozes Além’Tejo e terminou com uma visita à Adega das Vinhas Novas, onde decorreu uma prova de vinhos.