O projeto, denominado “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca da Pedra” que, segundo a lenda, transportou o corpo do Santo Peregrino desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza, nos anos 40.

Liderada pela Upstream – Valorização do Território e pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, a iniciativa é realizada através de um projeto mobilizador que promove o turismo náutico e a rede de Estações Náuticas, contribuindo para a diversificação da oferta turística, para a redução da sazonalidade, para a qualificação dos serviços e das infraestruturas e para a coesão territorial e desenvolvimento de parcerias transfronteiriças, em sintonia com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030.

O cruzeiro contará com cerca de 15 a 20 embarcações e veleiros convidados, com a Caravela Vera Cruz (APORVELA), com o apoio institucional da Marinha Portuguesa, com embarcações internacionais e com cerca de 150 participantes e convidados, fazendo o seu percurso de Vila Real de Santo António a Santiago de Compostela.

Durante a paragem do cruzeiro em Sines, a iniciativa contará com o apoio da Estação Náutica de Sines/Câmara Municipal de Sines, estando a Caravela Vera Cruz, no dia 31 de maio, disponível para visitas escolares entre as 10h00 e as 11h30, e para visitas para o público em geral das 14h00 às 19h00.

O evento irá contar ainda com um Inteiro Postal da República. A peça, desenvolvida em parceria com os CTT – Correios de Portugal, conta com mais de três mil exemplares.