A Carta Educativa é o documento de planeamento estratégico que tem como objetivo o ordenamento da rede de equipamentos de educação e ensino e a melhoria geral do sistema educativo a nível concelhio. A sua primeira versão foi aprovada em 2007 e a sua primeira revisão foi aprovada em 2019.

A nova atualização do documento é justificada pelo facto de que várias das dimensões que determinaram a sua elaboração estão já significativamente modificadas, tendo também surgido novas dinâmicas com potencial transformador.

Uma oportunidade para adequar a rede de infraestruturas de ensino à procura previsível nos próximos anos, a carta organiza-se em torno de quatro eixos de intervenção: requalificar / ampliar o parque escolar instalado; melhorar as condições e qualidade de ensino; melhorar as condições de gestão dos recursos humanos; e reforçar a ligação à comunidade, fomentando soluções de abertura das escolas ao exterior.

Depois da aprovação no CME, órgão consultivo do município em matéria de educação, a atualização da carta terá agora de ser sujeita à aprovação dos órgãos do município.