Entre 16 e 19 de abril, a memória de um dos mais geniais músicos portugueses percorre os espaços do Centro de Artes de Sines (CAS), com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais.

No dia 16 de abril, às 10h00, abre da exposição "José Afonso - Um Universo de Músicas", com curadoria de José Moças. A exposição está focada na discografia de José Afonso e fica patente até 19 de abril. No dia da abertura, às 21h30, realiza-se uma visita guiada com o curador, para o público em geral.

Também no dia 16, às 16h00, no átrio do CAS, é apresentado o livro "Os Primeiros Anos", sobre cartas e postais que José Afonso escreveu a Albano da Rocha Pato, pai de Rui Pato, o primeiro grande instrumentista a acompanhar José Afonso à viola.

No dia 17, às 18h00, também no átrio, Octávio Fonseca apresenta o livro "Uma Vontade de Música - As Cantigas do Zeca", onde defende que é importante não confinar José Afonso na gaveta da música de intervenção, sem compreender a sua dimensão artística universal.

Octávio Fonseca volta às 21h30 do mesmo dia para apresentar a palestra "As Canções e os Cantores de Abril", focada em José Afonso, José Mário Branco e Carlos Paredes, entre outros. 

No dia 18 de abril, às 15h00, Teresa Moure e Maria João Worm apresentam o livro "Zeca Afonso - Balada do Desterro", a primeira banda desenhada sobre a vida de José Afonso, coedição com a editora galega aCentral Folque.

O programa de atividades dedicada a José Afonso termina no dia 19 de abril, às 21h30, no auditório do Centro de Artes, com um concerto de Filipa Pais, acompanhada por José Moz Carrapa (viola) e Paulo Vicente (piano). A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete.