Centros de Saúde do Litoral Alentejano contam com um Sistema de Atendimento e Resposta Ágil
Entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 21 de dezembro, em todas as unidades de cuidados saúde primários da ULSLA o Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA), com exceção do Centro de Saúde de Grândola que iniciará mais tarde.
Segundo fonte da ULSLA, “o SARA é um sistema que facilita o acesso dos utentes aos cuidados de saúde primários, evitando deslocações necessárias, uma vez que assenta numa funcionalidade designada por “calback”, que regista o número de telefone do utente e permite às unidades de saúde devolverem a chamada”.
Esta aplicação substitui o atendimento presencial por uma gravação que coloca à disposição do utente um conjunto de opções, tais como marcação de consulta do dia ou consulta programada ou renovação receitas, entre outros.
Quando a opção é selecionada pelo utente, a aplicação procede então à gravação do número que fez o contacto, gerando depois uma tarefa – ordenada pela hora da chamada e pelo motivo.
Com este sistema é resolvido um problema crucial e identificado há muito tempo nos serviços de saúde, que é o não atendimento do telefone.