Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), a iniciativa pretende reunir os diversos agentes locais dos cinco concelhos que compõem o Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines) e sensibilizá-los para a necessidade de criar uma dinâmica conjunta de desenvolvimento da região.

Serão ainda debatidos os meios atualmente à disposição dos empresários e aqueles com que se perspetiva possam vir a contar no futuro, para além das sinergias que se podem geral local e regionalmente para promover o desenvolvimento a médio e a longo prazo.

As boas-vindas aos participantes estarão a cargo do presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, do presidente da CIMAL e do Município de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e do vice-presidente da CPPME, Duarte Lobo. O encerramento dos trabalhos caberá ao secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, e ao presidente da CPPME, Jorge Pisco.

O colóquio terá dois temas principais – “Força de Trabalho das PME no Alentejo Litoral: Contributos para o Estudo do Perfil das Empresas do Litoral Alentejano" e “Robustecimento e Resiliência das PME no Alentejo Litoral: Oportunidades e Possibilidades” – e um debate entre empresários da região moderado pelo economista Josué Caldeira, do Município de Santiago do Cacém.

No primeiro intervirão os vice-presidentes do Instituto Politécnico de Setúbal Luísa Carvalho e Carlos Mata, enquanto no segundo tema discursarão o presidente da CCDR – Alentejo, António Ceia da Silva, o vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI Nuno Gonçalves, o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, e o presidente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Azul, Rui Gomes.