A governante e a sua comitiva ficaram a conhecer em detalhe a redução dos preços máximos dos passes para 20€ desde o início deste ano, para lá da gratuitidade anteriormente atribuída aos títulos de transporte de estudantes e antigos combatentes.

No caso dos passes gratuitos para estudantes, em 2024 foram investidos 1.440.400€, que beneficiaram 3.390 alunos das escolas dos cinco municípios do Alentejo Litoral: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Também a gratuitidade do transporte para praias da região durante os meses de julho e agosto – um projeto inédito a nível nacional que se realiza há dois anos - foi apresentada com detalhe à governante com a pasta da Mobilidade, nomeadamente que, no último verão, a medida propiciou a mais de 28 mil pessoas frequentar diariamente, sem custo de transporte, 12 praias do Litoral Alentejano, como a Comporta ou Melides, Porto Côvo ou a Zambujeira do Mar, para citar alguns exemplos.

Quanto ao futuro, na calha está a criação de quatro novos interfaces de transportes públicos de passageiros em Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines e a renovação da estrutura existente em Alcácer do Sal, tudo com verbas Fundo da Transição Justa (FTJ). A mesma fonte de financiamento deverá servir para a aquisição de autocarros elétricos.

Outra aspiração que vai continuar entre as exigências da CIMAL junto do Governo Central é a redução do custo da travessia fluvial do rio Sado entre Tróia e Setúbal.

Em relação à ferrovia, foi reforçada, junto da Secretária de Estado, a necessidade de retomar o serviço regional de passageiros da CP na linha do Sul, servindo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, com ligação a Santiago do Cacém e Sines.

Na rodovia, voltou a estar em cima da mesa a necessidade urgente de reparar o troço do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal e da estrada nacional 263 entre a Comporta e Alcácer do Sal.

Ao nível de novas vias, para lá da transformação do IP8/A26 em autoestrada (com as obras do troço Relvas Verdes – Roncão já em curso), voltou a ser reforçada, por parte dos dirigentes da CIMAL, a necessidade de uma nova via com perfil de autoestrada para ligar Sines a Odemira.

Por parte da CIMAL, estiveram presentes na reunião o presidente, Vitor Proença, que também lidera o Município de Alcácer do Sal, os presidentes dos municípios de Grândola, António Figueira Mendes, de Odemira, Hélder Guerreiro, e de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que ocupa umas das vice-presidências da Comunidade Intermunicipal.