Cláudia de Campos lida no Brasil
No dia 18 de março de 2022, Isabel Lousada, investigadora da Universidade Nova de Lisboa/CICSNOVA, e Sandra Patrício, responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, participaram, por vídeo-conferência, no «Encontro sobre escritoras portuguesas e o Brasil», organizado pelo Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro.
Este encontro realizou-se para apresentar a recente publicação da coletânea de contos de escritoras portuguesas lidas no Brasil, entre as quais figura Cláudia de Campos.
Foram para o efeito selecionados, por Isabel Lousada e Sandra Patrício, três contos da obra «Rindo», publicada em 1892 e há muito esgotada. A coletânea, intitulada «Ao Raiar da Aurora», vem a lume pela editora LiberArs, de São Paulo.
Isabel Lousada esteve em Sines em março, em residência literária, a preparar a nova edição dos contos Rindo, a publicar em breve pela Câmara Municipal de Sines.
Recorde-se que, em 2016, a Câmara Municipal de Sines publicou a terceira edição do romance «Ele», por ocasião do centenário da morte da escritora Cláudia de Campos (1859-1916).