A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações do ISN, em Oeiras, e foi presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante José Vizinha Mirones.

Neste evento estiveram também presentes representantes do Ministério da Defesa Nacional, da Escola Náutica Infante Dom Henrique, da bp Portugal e da Comissão Técnica para a Segurança Aquática (CTSA), entre outras entidades.

No discurso de tomada de posse, o novo Diretor agradeceu a presença de todos, a qual reflete “o reconhecimento do trabalho incansável de todos aqueles que, no Instituto de Socorros a Náufragos, se dedicam à nobre missão de proteger e salvar vidas no mar”.

Tendo destacado a importância da campanha de sensibilização da Autoridade Marítima Nacional, “Mar de Inverno”, a qual foi exibida durante a cerimónia, o novo Diretor destacou que "são transmitidas diversas recomendações de segurança a ter em conta fora da época balnear, para quem pratica a pesca lúdica e também para os profissionais da pesca".

O Comandante Lourenço Gorricha saudou de forma especial “aqueles que, em terra e no mar, garantem diariamente, com coragem e abnegação que lhes é reconhecida, a prontidão operacional” das estações salva-vidas, deixando também uma palavra aos “futuros tripulantes de embarcações salva-vidas que se encontram a frequentar o curso de ingresso: “ser tripulante de uma embarcação salva-vidas não é apenas uma função – é uma vocação para servir o bem comum, muitas vezes em condições adversas e desafiantes”, afirmou.

É com motivação que o novo Diretor do ISN assume o cargo, “consciente de que a liderança se faz com humildade e aprendizagem”, contando com todos os que servem o ISN para “honrar e fortalecer” a missão.??