Começa hoje a Semana da Qualidade 2023 da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano
Começa hoje e prolonga-se até ao dia 10 de novembro, a Semana da Qualidade 2023 da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).
A iniciativa conta com visitas guiadas para que os utentes possam conhecer melhor as instalações, os profissionais e os processos no Hospital do Litoral Alentejano e Centros de Saúde.
Destacam-se, para a comunidade, as visitas no Centro de Saúde de Sines à Unidade de Saúde Pública para as quais basta aparecer em qualquer dia da semana durante a manhã entre as 10 e as 11 horas e de tarde entre as 15 e as 16 horas.
Será apresentado um teatro infantil sobre temas da Segurança do Doente para alunos das escolas primárias em todos os concelhos do Litoral Alentejano.
A sessão sobre “Boas Práticas de Envolvimento do Doente para a Melhoria dos Cuidados de Saúde” será apresentada no Auditório do Hospital do Litoral Alentejano.
Para encerrar a semana haverá uma “Conversa sobre saúde e doença mental”, em grande parte dedicada a responder a perguntas e dúvidas dos cidadãos. Vai acontece no dia 10/11 pelas 16h00 na Câmara Municipal de Grândola. Para participar deverá inscrever-se por e-mail para nucleo.operativo.cqs@ulsla.min-saude.pt.
A Comissão da Qualidade e Segurança da ULSLA realizou pela primeira vez em 2019 a Semana da Qualidade, com o propósito de envolver e capacitar utentes e profissionais sobre temas da Qualidade e Segurança do Doente.
Em 2022 repetiu a iniciativa com uma semana dedicada à "Literacia em Saúde" e em 2023 a Semana da Qualidade regressa com o tema “A Pessoa no Centro dos Cuidados”.
O envolvimento dos doentes e das famílias é um dos sete objetivos estratégicos do Plano de Acão Global para a Segurança dos Doentes 2021-2030, da Organização Mundial de Saúde.
Apela-se a todos para que tomem as medidas necessárias para assegurar que os doentes sejam envolvidos na formulação de políticas, no desenvolvimento de estratégias de segurança e também sendo parceiros ativos nos seus próprios cuidados.