Começa hoje e decorre até domingo o Alvalade Medieval 2025 (com áudios)
Até domingo, a vila de Alvalade “veste-se a rigor” para três dias de festa, onde os milhares de visitantes podem assistir a uma recriação histórica que assinala os 515 anos da atribuição da Carta de Foral, que aconteceu a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I.

Ouça na Rádio Sines
O tema escolhido para este ano foi as “As Lavadeiras”, que pretende homenagear uma profissão extinta, que marcou a cultura local de uma época.
Uma viagem ao passado é a proposta que a iniciativa Alvalade Medieval faz a todos os que visitem a vila, no concelho de Santiago do Cacém.
Nas ruas, os artesãos mostram e apregoam a sua arte. A folia é garantida pelos demais saltimbancos, trovadores, encantadores de serpentes e domadores de aves que cativam os visitantes com os seus espetáculos e teatros constantes ao longo do dia e noite.
Na liça perante um cenário mágico e perfeito ao pôr-do-sol, os mais bravos cavaleiros enfrentam-se num combate de armas a cavalo e a pé.
As tabernas, recriadas também para a época, servem os banquetes medievais durante estes dias de festa.
O Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo.
Durante três dias os alvaladenses trajam a rigor e recriam espontaneamente as vivências do burgo.
Aos visitantes é proporcionada uma autêntica aula de história ao vivo e o contacto com mostras de produtos e artigos regionais.