COMUNICADO

Existem alturas em que, sem saber bem porquê, ou talvez sabendo-se, surgem nas redes sociais comentários, quase sempre depreciativos a respeito da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines, dos seus dirigentes e/ou do seu Presidente.

Ás vezes esses comentários partem de detratores, conscientes de que dessa sua ação resulta num certo desgaste para os seus “alvos”, outras vezes resultam de opiniões deturpadas, por efeito dos comentários dos tais maledicentes, publicadas por pessoas que até nem têm intenção de prejudicarem seja quem for.

Vem isto a propósito de uma publicação recentemente divulgada nas redes sociais pelo Litoral Alentejano Solidário, na qual se solicita a contribuição pública para oferta de fardas aos elementos da Fanfarra dos Bombeiros de Sines.

Em nada esta atitude é reprovável, muito pelo contrário, não fosse o pormenor de se dever respeitar o “protocolo” entre instituições/organizações, sobre quem tem o poder representativo das mesmas, para em nome delas se poder pronunciar.

Acreditamos na boa fé da cooperativa “Litoral Alentejano Solidário”, respeitamos os seus propósitos e reconhecemos mérito na sua ação, mas entendemos que deve haver algum cuidado quando se solicitam apoios para denominadas entidades, pelo menos contactando os seus legítimos representantes, até por respeito institucional.

É que, no caso em análise, pode transparecer para o exterior, que a Direção da AHBVS não apoia a sua Fanfarra naquilo que são as suas necessidades, o que é absolutamente falso, e é aqui, em relação a este aspeto, que quem dirige a Associação se pode sentir injustiçado e indignado.

Por isso convém informar que quando esta Direção tomou posse, a Fanfarra pura e simplesmente não funcionava. Foi durante o nosso mandato que arrancou.

E desde que começou a funcionar, todas as vezes que nos foi solicitado apoio, ele foi concedido, à exceção do transporte para outras localidades, pois não temos condição para o fazer e, normalmente recorremos à Câmara Municipal.

Mas quando nos foi pedido apoio para reparação e melhoramento de instrumentos, ou para aquisição de calças, saias, camisas, gravatas ou emblemas, sempre respondemos positivamente apesar das dificuldades porque passam atualmente, todas as Associações Humanitárias de Bombeiros.

E recentemente (em Julho passado) o Presidente da Direção teve a iniciativa de convocar o responsável da Fanfarra para lhe solicitar um inventário do que existe na Fanfarra, para apurar das suas necessidades, inventário esse, que continuamos a aguardar.

Desta necessidade, agora publicada pelo Litoral Alentejano Solidário, a Direção não tinha conhecimento e ficou a conhecê-la pela publicação nas redes sociais.

Aqui fica o esclarecimento para memória futura!

Por fim, compreendendo a iniciativa e empenhamento da cooperativa “Litoral Alentejano Solidário” temos, contudo, o dever de informar os nossos concidadãos que tal ação não se insere no nosso plano de atividades, nem vincula de forma alguma a AHBVS.

O Presidente

Aureliano Guedes