No âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, e a convite da Biblioteca Municipal, a professora Isabel Henriques de Jesus, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA.FCSH), vem ao Centro de Artes de Sines falar sobre esta figura no dia 16 de março, às 16h00.

Maria Archer nasceu em Lisboa em 4 de janeiro de 1899. Cedo acompanhou a família para várias das então colónias portuguesas em África, onde viveu até 1935, intercalando com alguns períodos na metrópole. Instalou-se em Lisboa de 1935 a 1955, ano em que, por questões políticas e materiais, emigrou para o Brasil. Regressou a Lisboa em 1979, onde morreria passados menos de 3 anos.

Isabel Henriques de Jesus é doutorada em Estudos Românicos. É professora associada convidada na NOVA.FCSH e investigadora integrada no IELT (NOVA.FCSH). É também investigadora no CRILUS (Université Paris-Nanterre). É ainda coordenadora adjunta do projeto Escritoras de língua portuguesa no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração (https://mulheresescritoras.pt). As suas áreas de pesquisa situam-se no cruzamento dos estudos de género com os estudos literários.