Na reunião, foram apresentados os dados de execução final (e último semestre) do CLDS 4G - Viver + Sines, um programa que superou os objetivos previstos, e que se constituiu como um contributo essencial para a comunidade.

A concretização do último Plano de Desenvolvimento Social em vigor foi avaliada, estando a grande maioria das ações já executadas ou ainda em execução.

Neste último CLAS apresentou-se ainda a versão preliminar do documento de atualização do "Diagnóstico Social", tendo-se discutido os resultados que atualmente caracterizam o território de Sines.

O Diagnóstico Social é um instrumento de planeamento fundamental para traçar prioridades de intervenção, que conta com os dados mais recentes dos Censos (2021), lançados no final do ano anterior. Este documento será fundamental para a criação do próximo Plano de Desenvolvimento Social, pois permitirá definir eixos de intervenção e medidas prioritárias.

Por fim, foram igualmente transmitidas informações entre as várias entidades presentes no Conselho, onde se contou com a presença da equipa do CAVI – Centro de Apoio à Vida Independente, da CERCICOA - Cooperativa Para A Educação, Reabilitação e Capacitação Para A Inclusão, que divulgou a sua ação no território, no âmbito do MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente.