Na reunião, foi aprovado o caderno de atualização do Diagnóstico Social, um documento fundamental para a compreensão da realidade social do território, focando necessidades e problemas, assim como potencialidades.

Foi apresentada a versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Social - PDS 2023-2026, um documento de planeamento da Rede Social, elaborado com base no Diagnóstico Social, e que contará com o contributo das parcerias da Rede. O PDS dará origem aos Planos de Ação anuais do CLAS de Sines.

De seguida, foi apresentada a Resposta de Acolhimento Familiar do distrito, pela Cáritas de Setúbal, a convite da CPCJ de Sines.

Durante o último ponto da ordem de trabalhos, a Diretora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, Luísa Malhó, parabenizou o Município pela proatividade demonstrada relativamente ao processo de Transferência de Competências na Área Social, tendo facilitado “bastante esta transição, que foi tranquila e célere”.

Luísa Malhó aproveitou ainda a oportunidade para referir que o trabalho em parceria com o Município na gestão da situação do Parque João Martins (IOS), “ruma a bom porto”, esperando ter novidades em breve sobre a passagem deste património da Segurança Social para o Município.