Esta nova estrutura tem em vista a necessidade de alojar cães e gatos vadios ou errantes, animais encontrados na via e lugares públicos, necessidade de alojamento de animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou animais, campanhas de profilaxia média e sanitária, e ainda programas e ações que visam o bem-estar animal.

O centro vai ter quatro volumes de piso único (edifício de serviços, canil, gatil e alojamento para animais de grande porte) articulados entre si, com circuitos funcionais sem interferir com o caminho e acessos.

Tem uma área de implantação total de 6.227,10m2. O novo Centro de Recolha cumpre as disposições do Decreto-Lei nº260/2012, de 12 de dezembro e legislação aplicável, sendo que terá canil com catorze celas interiores e exteriores (163,14m2), gatil com três celas interiores e exteriores (12,49m2).

As instalações contam ainda com alojamento para outros animais de grande porte, dotado de três celas interiores (25,01m2), duas celas de quarentena e instalações de serviços de apoio (120,33m2).

Está localizado no terreno camarário localizado no Pinhal do concelho e o acesso será efetuado através do caminho que garante o acesso à ETAR de Alcácer do Sal.

 O valor da obra é de 384.639,10 euros, com comparticipação através de uma candidatura aprovada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).