Criança nasce em ambulância dos Bombeiros de Santiago do Cacém
Uma criança nasceu nesta noite de sexta-feira, numa ambulância dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, durante o transporte da mãe da cidade de Sines para a maternidade do Hospital São Bernardo, em Setúbal.
Os bombeiros foram chamados, cerca das 20h30, para transportar uma grávida com 38 semanas de gestação "com contrações no seu domicílio" em Sines.
Os bombeiros transportaram a parturiente diretamente de Sines para o Hospital de Setúbal, sem passar pelo Hospital do Litoral Alentejano e sem apoio da VMER do Hospital do Litoral Alentejano.
Iniciado o transporte para a maternidade do hospital de Setúbal, a mulher entrou em trabalho de parto a cerca de 20 quilómetros do destino, em plena Autoestrada do Sul (A2). Os dois operacionais, Hugo Almeida e Bruno Pereira, encostaram a ambulância em segurança e iniciaram o trabalho de parto, que correu bem. A criança nasceu cerca das 22h05.
Depois de estabilizada, a mãe e a criança recém-nascida, foram transportadas para a maternidade de Setúbal, onde estão bem e de onde devem ter alta nas próximas horas.
Por falta de maternidade no Hospital do Litoral Alentejano, todos os partos dos concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal são encaminhados para a maternidade do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, a mais de 100 quilómetros de distância.