Desta forma, explica a CIMAL em comunicado", os cidadãos residentes nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines "passam a ter acesso gratuito ao Balcão de Habitação e Energia da DECO.

Esta nova resposta permite aos cidadãos serem acompanhados pela DECO no seu processo de candidatura a programas de apoio locais e nacionais nas áreas da habitação, energia e eficiência energética ou obterem informação sobre os seus direitos e deveres enquanto proprietários, arrendatários ou possíveis interessados na aquisição de habitação privada.

Através do balcão será ainda possível aos cidadãos obter informação "sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores de energia", "aconselhamento personalizado para melhorar a eficiência energética das suas habitações", ou "acompanhamento periódico a fim de monitorizar as suas reais necessidades, tentando alcançar soluções à medida" de cada um.

Em termos práticos, através desta parceria entre a CIMAL e a DECO, os cidadãos do Alentejo Litoral podem ter acesso a "aconselhamento personalizado sobre como melhorar o desempenho energético das habitações" ou sobre "como gerir melhor o consumo de energia".

O Balcão de Habitação e Energia da DECO possibilita ainda "apoio à candidatura a programas de apoio", à "alteração da tarifa e potência contratadas" ou à "mudança de comercializador".

Em Odemira, a DECO está presente na terceira quinta-feira de cada mês, na Oficina do Empreendedor, das 11h00 às 14h00, enquanto em Sines o atendimento é realizado na terceira terça-feira do mês, na Câmara Municipal, das 13h30 às 16h30.

Em Santiago do Cacém o atendimento da DECO é realizado no Gabinete de Apoio ao Empresário, na terceira terça-feira de cada mês, das 9h30 às 12h30, e em Grândola acontece no edifício administrativo do Parque de Feiras e Exposições, na segunda terça-feira do mês, das 9h30 às 12h30.

Por fim, em Alcácer do Sal, o serviço da DECO é prestado na segunda terça-feira de cada mês, das 14h00 às 17h00, na Biblioteca Municipal.