Deputados Socialistas apelam a intervenção do Ministério da Administração Interna no posto da GNR de Alvalade Sado
Uma delegação dos Deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal esteve em visita de trabalho ao posto de atendimento da GNR de Alvalade Sado, no concelho de Santiago do Cacém. O Posto Territorial de Santiago do Cacém responde a uma área de 850 km2, e tem dois postos de atendimento, em Ermidas e Alvalade Sado, para além da sede.
O posto de Alvalade dispõe de doze efetivos, de ambos os géneros, e foi reforçado recentemente em recursos humanos, não obstante ainda se considerar deficitário face às necessidades dos turnos, que garantem resposta a cada 24 horas, e férias.
As instalações são propriedade da Junta de Freguesia de Alvalade Sado que as disponibiliza à GNR, sem custos, garantindo, ainda, as intervenções de manutenção e conservação de menor monta, não tendo possibilidade de investimentos com maiores custos, nomeadamente a construção de uma nova camarata e, também, a substituição do portão da garagem para que o espaço possa ser utilizado e garantir segurança acrescida.
De facto, as instalações só têm uma camarata com cinco camas e num mesmo espaço pelo que se torna necessário construir, urgentemente, uma outra pelo facto do efetivo ter hoje homens e mulheres na sua composição.
Para além desta questão, foi ainda abordada a condição de resposta do patrulhamento em viatura por parte do Posto Territorial, numa vasta área, onde só existe uma, bem como o ponto de situação do arrendamento do posto de Ermidas Sado.
De acordo com a Deputada Eurídice Pereira, “fomos a Alvalade Sado visitar o posto de atendimento da GNR, no caso por incentivo do Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Cruz. Houve oportunidade de falar de outros assuntos com os representantes da GNR, referentes ao concelho de Santiago do Cacém, e nesse sentido enviamos um requerimento ao Governo, um conjunto de questões.”
“1. Considerando que a Junta de Freguesia de Alvalade Sado (Santiago do Cacém) cede gratuitamente as instalações e garante a conservação do edifício, do posto local da GNR, está o Ministério da Administração Interna disponível para construir a segunda camarata e proceder à substituição do portão da garagem? Se sim, quando?
2. Qual a avaliação que é feita relativamente aos efetivos do posto territorial de Santiago do Cacém, bem como à escassez de viaturas, considerando a dimensão do território?
3. Como se encontra o processo de arrendamento do posto de Ermidas Sado?”
A coordenadora regional do Grupo de Deputados Socialistas acrescenta que a resposta à última questão já é conhecida. “Sábado passado, em conjunto com as autarquias, terá sido resolvido o assunto. Ermidas continuará a ter posto de atendimento da GNR, como sempre se pretendeu que acontecesse, nunca esteve isso em causa. Terá teto num imóvel municipal.”
Eurídice Pereira conclui “continuaremos a abordar, entre outras, matérias de segurança pública. Esta semana e na próxima visitaremos outras instalações das forças de segurança “