Foto: Direitos Reservados

A Proteção Civil Municipal de Sines anunciou que a operação de derrube das chaminés da central termoelétrica de Sines em São Torpes vai decorrer no dia 2 de outubro, às 15 horas.

O derrube das chaminés da central termoelétrica de Sines constitui uma das etapas previstas na empreitada de desmantelamento e demolição em curso.

Esta operação é conduzida pela EDP, em estreita articulação com as autoridades competentes, com coordenação da Proteção Civil e da GNR.

A operação produzirá algum ruído pontual, seguido da emissão temporária de poeiras provocada pela fragmentação do betão.

A Central Termoelétrica de Sines foi uma central termoelétrica a carvão que operou de 1985 até 15 de janeiro de 2021 quando foi desativada.

A central era operada pela EDP e era conhecida pela sua proximidade com a praia de São Torpes que causava uma temperatura elevada nas suas águas.

Com uma potência instalada de 1256 MW, a central a carvão de Sines chegou a abastecer um terço da eletricidade consumida em Portugal, no início da década de 1990.