As propostas para viver este “Dia Sem Carros” passam por um Espaço Oficina de Artes Plásticas, jogos temáticos, Kids Take Dance por Tomané e uma mega aula de ginástica localizada.

Um dos objetivos do “Dia Sem Carros” é  promover junto da população novos hábitos na forma como se desloca, passar a deixar o carro em casa, sempre que seja possível, e deslocar-se a pé ou de bicicleta.

A campanha “Dia Europeu Sem Carros” resulta de uma diretiva europeia relacionada com a qualidade do ar, tendo em consideração os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel.

A 22 de setembro de 2000 vários países da União Europeia, incluindo Portugal, aderiram a esta campanha pela primeira vez. Em 19 de abril de 2002, durante a Semana Verde, em Bruxelas, foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade, a que diversos países aderiram posteriormente e que pretende influenciar nas questões da mobilidade e dos transportes urbanos, contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.