O vice-almirante José Vizinha Mirones foi empossado nas suas novas funções no dia 14 de outubro, tendo-se agora deslocado a Sines, onde está sediada uma das capitanias do Departamento Marítimo do Centro e um comando local da polícia.

Nesta visita de cortesia aos Paços do Concelho, o presidente da Câmara teve a oportunidade de transmitir ao vice-almirante o apreço pelo trabalho desenvolvido em Sines pelas entidades que tutela e demostrou toda a disponibilidade para continuar a colaborar com a autoridade marítima em tudo o que estiver ao alcance da autarquia.

À Autoridade Marítima Nacional compete, como entidade de topo, coordenar as atividades a executar pela Marinha, pela Direção-Geral da Autoridade Marítima e pelo Comando-Geral da Polícia Marítima, em âmbito nacional, nos espaços dominiais públicos e marítimos sob soberania e jurisdição nacional.

A Polícia Marítima é um órgão que garante e fiscaliza o cumprimento das leis e regulamentos nos espaços integrantes do Domínio Público Marítimo, áreas portuárias, espaços balneares, águas interiores sob jurisdição da AMN e demais espaços marítimos.

Zelar pela segurança marítima é a missão principal das duas entidades.