Distrital de Setúbal do PS não participa na campanha autárquica em Santiago do Cacém
André Pinotes Batista, presidente da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, afirmou em entrevista ao jornal O Setubalense que não vai participar na campanha autárquica em Santiago do Cacém, nem vai homologar a decisão local de apoiar um movimento independente.

Em entrevista ao jornal, André Pinotes Batista afirmou que “olhando para o cenário atual, não há nenhum município onde o PS não esteja a disputar a vitória. É evidente que nuns sítios existem margens de conforto maiores por relação com a comunidade, noutros menores, mas, como presidente da federação, não consigo dizer que existe alguma Câmara que não é possível ao PS disputar”.
A exceção é Santiago do Cacém, onde o PS não apresenta candidato e apoia um movimento de cidadãos, uma decisão que a Federação compreende.
“Um partido como o PS tem a obrigação de fazer o melhor pela sua comunidade, da maneira que entenda. A estrutura do PS Santiago do Cacém perguntou e explicou à federação, à secretaria-geral do partido, o seu diagnóstico, da forma como entendiam ter uma oportunidade para que Santiago do Cacém finalmente possa respirar desenvolvimento, progresso e afastar-se das mãos da CDU, que apenas atrasa o concelho. Obtiveram a nossa compreensão”.
“Quando cheguei à presidência da federação essa dita fractura já existia e tudo fiz e tudo continuei a fazer para que ela nunca se acentuasse. Mas quero dizer com franqueza: esse processo já vigorava há muito tempo e não se prende com dimensões internas. Isso eu posso afiançar” acrescentou o líder socialista.
André Pinotes Batista deixa claro que “não vou participar na campanha autárquica em Santiago do Cacém, nem vou homologar aquele processo na justa medida em que tenho uma posição institucional que não permite fazer campanha por outros movimentos ou por independentes que não estejam vinculados à declaração de princípios do PS. No entanto, eles estão a pensar bem e estão a dar passos no sentido de que Santiago do Cacém mude. E, portanto, só vou ratificar 12 candidaturas do PS e por elas respondo”.
Já em relação á freguesia de Alvalade, a situação é diferente, “vai ser com muito orgulho que irei a Avalade do Sado apoiar o presidente da Junta, Ricardo Cruz, que tem feito um trabalho meritório e que tem uma boa relação com a estrutura local do PS”.