O protocolo foi assinado na tarde de 22 de julho, no âmbito de inauguração oficial da FACECO – Feiras das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

Para Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal, esta iniciativa representa “aquilo que é uma perspetiva de futuro no território. Queremos muito ter o IPBeja em Odemira e, por isso, tudo faremos para, de alguma forma, corresponder àquilo que são as expectativas dos nossos jovens, criando aqui ofertas de ensino superior para construirmos um caminho de produção de conhecimento no nosso território. Um conhecimento aplicado que, de alguma forma, sirva às empresas e ao desenvolvimento económico e social do nosso território”.

Para Maria de Fátima Carvalho, Presidente do Instituto Politécnico de Beja, esta parceria “É da maior importância” e representa “o concretizar de um ensino de proximidade”, sublinhando a importância de “levar o ensino para onde estão os estudantes, nas suas terras de origem”.

Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, que acompanhou o momento da assinatura do protocolo, sublinhou que “A qualificação é determinante para qualquer estratégia de desenvolvimento regional e os Politécnicos têm feito um trabalho inexcedível naquilo que é a aproximação aos territórios”.

A oferta formativa resulta das preferências identificadas pelos jovens através de um inquérito dinamizado pelo Instituto Politécnico de Beja, em articulação com o Município de Odemira. Numa primeira fase os cursos serão lecionados na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira.