Durante cinco dias, os municípios, empresas e comunidades intermunicipais estiveram presentes naquela que é a maior feira de turismo nacional, tendo a oportunidade de contactarem tanto com o público profissional como com o público final.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, comenta: “Os mais de 100 expositores presentes tiveram a possibilidade de apresentarem as suas mais-valias e a diferenciação da sua oferta aos visitantes nacionais e internacionais.  Foi a oportunidade de apresentar toda a diversidade da oferta turística do Alentejo e do Ribatejo, desde a Enogastronomia - com a Capital do Vinho no Ribatejo em destaque - a Cultura, a Natureza, sobressaindo aqui a Serra de São Mamede, ou os Cruzeiros no Alqueva e no Tejo. Tenho ainda de enfatizar a criação de uma área de atendimento e de exposição própria para o Ribatejo, o que acreditamos terá favorecido a visibilidade desta Região na BTL”, acrescentou aquele responsável.

Nos dias destinados aos profissionais, as empresas do Ribatejo e Alentejo tiveram acesso a um espaço reservado a reuniões, sendo que para José Santos “esta vertente foi da maior relevância para os operadores locais, que apostaram na realização de reuniões one to one, com vista à concretização de potenciais parcerias de negócio. Colocámos ainda a funcionar áreas temáticas de negócio ligadas ao Enoturismo e à Náutica”.

O stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com mais de 1290 m2, foi também o palco de diversas apresentações de produtos e serviços, entre as quais o lançamento do portal Alentejo & Ribatejo Outdoor, plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos, e os Calendários de Eventos para este ano. Entre as diversas iniciativas, destacam-se ainda, a título de exemplo, a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho e a apresentação dos caminhos de Santiago em parceria com os hotéis Vila Galé e o operador Try Portugal.

Nos dias dedicados ao público em geral, o stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo contou ainda com muita animação, entre as tradicionais atuações do Cante Alentejano e do Fandango, até à plataforma de vídeobooth 360º, que transportava os visitantes para as paisagens dos dois destinos.

Os visitantes tiveram ainda a possibilidade de concorrer ao passatempo ‘Desperte os sentidos no Alentejo’ e ‘Desperte os sentidos no Ribatejo’, habilitando-se a ganharem estadias e experiências nos dois destinos.

“Este ano, inovámos na forma como nos apresentámos aos visitantes durante o fim-de-semana, trazendo para o nosso stand uma plataforma animada e um passatempo, que permitiu a interação com quem nos visitou. Foi mesmo um Alentejo Caiado de Fresco e um Ribatejo em Festa”, conclui José Santos.

De salientar ainda a presença da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo em outras áreas da BTL, como o grande Auditório, no qual decorreram várias conferências com a presença de agentes e entidades do setor, com uma ação de patrocínio na qual a marca “Alentejo Caiado de Fresco” esteve em destaque.