O novo percurso - que se apresenta como uma variante ao Caminho Português Central em direção ao mar - vai ser experienciado em BTT por Operadores Turístico que, ao longo de cerca de 130 km, vão passar por Castro Verde, Garvão, Colos, Cercal, Praia do Pessegueiro e Porto Covo, ficando assim a conhecer alguns dos muitos testemunhos históricos do culto da Ordem de Santiago nestes territórios.

“Desde 2018 que a ERT tem vindo a estruturar e a implementar, no âmbito do produto Turismo Religioso, a oferta Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo.

Aos 1.400 km de percursos já existentes, juntam-se agora os 130 km do Caminho de Santiago Via Atlântico, que vem reforçar a nossa aposta em promover o vasto e rico legado da Ordem de Santiago na nossa região”, acentua Pedro Beato, Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

No segundo dia do evento realiza-se, em Porto Covo, um Colóquio intitulado “Caminho de Santiago –Via Atlântico ‘A Finisterra’ do Alentejo”, onde serão abordados temas como “O Fascínio pelo Mar: um Traço identitário comum a vários Caminhos de Santiago”, “Pontos de Convergências numa Geografia do Sagrado da Costa de Sines” e “A Ordem de Santiago e o Sistema Comendatário no Sudoeste Alentejano”.

A iniciativa contempla ainda a assinatura do protocolo de Guardião do Caminho de Santiago Alentejo e Ribatejo, e a estreia do filme promocional Caminho de Santiago Via Atlântico.