Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo faz balanço positivo do LiterÁrea
A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo faz um balanço positivo da primeira edição do LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, que se realizou de 13 a 15 de dezembro e que convidou a descobrir os dois destinos através de obras literárias.
“Foram três dias de reflexão sobre a importância da união entre a literatura e o turismo. Contámos com cerca de 50 autores e convidados, que marcaram presença em conversas, workshops, apresentações, oficinas de leitura, visitas comentadas e roteiros literários. Estiveram também envolvidos mais de 100 parceiros e 60 hotéis, que integraram a promoção e divulgação do Festival. Durante três dias, realizámos 35 eventos nas duas regiões que captaram o interesse das populações e dos visitantes.”
Sobre a continuidade do Festival, José Santos, acrescenta: “É nosso objetivo prosseguir com esta iniciativa para consolidar o trabalho desenvolvido nesta primeira edição”, adianta José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Julita Santos, responsável pela organização do LiterÁREA, comenta: Apesar de ser itinerante, o LiterÁREA foi um evento de proximidade. Reuniu diferentes autores, leitores e parceiros de diferentes contextos culturais nas várias iniciativas; promoveu a acessibilidade e intercâmbio cultural, valorizando a identidade literária das duas regiões; evidenciou que, através das histórias de um território se impulsionam o comércio, a gastronomia, a natureza, o património e a hospitalidade locais.
A programação diversificada com uma dinâmica que permitiu a visita a vários espaços literários do Alentejo e Ribatejo integrou, ainda, a divulgação dos 22 roteiros literários identificados nas duas regiões, 16 dos quais estiveram disponíveis durante o Festival.
“A apresentação dos diferentes roteiros literários representou um importante contributopara o que se pretende que seja a criação de uma rede constituída pelas diferentes propostas. Surgiu, ainda, a possibilidade de constituição de uma rede de hotéis literários, colaborando na divulgação e promoção de eventos literários ao longo do ano”, conclui José Santos.
Com a promoção do turismo literário, a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende valorizar o território através da Literatura e captar novos turistas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da economia local.
Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ondjaki, Isabel Lucas, Bruno Vieira Amaral, Jorge Reis-Sá, Rita Canas Mendes, Carlos Vaz Marques, Nuno Félix da Costa, Rafael Gallo, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins foram alguns dos nomes presentes no LiterÁREA.