A necessidade da criação de uma Sala de Brincadeiras Sensoriais, tendo como base alguns enfoques da Teoria da Integração Sensorial, surge pelo facto de, ao longo dos últimos anos, a ELI ter vindo a constatar que existe um elevado número de crianças que apresentam alterações de base ao nível do processamento e integração das informações sensoriais recebidas no dia a dia, e que, por sua vez, condicionam todo o seu desenvolvimento e participação eficaz nas atividades diárias.

Neste sentido, no espaço hoje inaugurado, os técnicos da equipa irão realizar intervenções com as crianças e famílias, através do desenvolvimento de atividades mais específicas, tendo em conta as estratégias da Terapeuta Ocupacional da equipa, de forma a seguir o modelo de transdisciplinaridade segundo o qual a equipa se rege.

Será igualmente possível desenvolver outro tipo de atividades e intervenções com as crianças e as famílias, de acordo com a área de intervenção de cada técnico e face às necessidades das mesmas.

A Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Sines é uma equipa pluridisciplinar que envolve técnicos provenientes dos três Ministérios (Educação, Segurança Social e Saúde) e tem como entidade promotora a Cercisiago.

A inauguração contou com a presença do vice-presidente e vereador da Ação Social do Município de Sines, Fernando Ramos, a presidente da Cercisiago, Margarida Baltasar, e representantes da PSA Sines.