A cerimónia inaugural contou com o apoio da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana que alugou um insuflável que fez a alegria dos mais pequenos. Também não faltaram as pinturas faciais, nem o beberete servido a todos os presentes.

Além da população, equipas técnicas envolvidas na execução da obra, associações locais e outras entidades convidadas a assistir a esta cerimónia inaugural, também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, os vereadores Ana Luísa Soares, Manuel Vítor de Jesus e Vera Letras, e o presidente da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, Arlindo José Passos.

A empreitada deste novo espaço, que servirá a população local, maioritariamente das aldeias de Arêz e Vale de Guizo, irá possibilitar a realização de inúmeros eventos até então não possíveis de acontecer junto desta comunidade.

A construção do espaço Lúdico do Arêz está integrada na candidatura de rede de espaços lúdicos que visa promover a integração social, cuja estratégia de intervenção proposta para a comunidade foi desenhada de modo a responder, de forma integrada, ao complexo de necessidades que emerge da sua condição atual baseando-se numa abordagem que combina ações que visam mitigar a exposição a fatores de exclusão social.

O investimento elegível fixou-se em 239.287,00 euros, tendo o Município obtido um financiamento de fundos comunitários de 85%.