Exposição 'Entre a Terra e o Mar' foi inaugurada ontem em Santiago do Cacém
A exposição de fotografia ‘Entre a Terra e o Mar’, uma seleção de fotografias da autoria de Augusto Rocha Soares, foi inaugurada ontem, dia 07 de abril, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, momentos antes da apresentação do espetáculo ‘El Amo’ pela companhia espanhola PanPán, integrado no Litoral EmCena.
A exposição foi apresentada pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Sónia Gonçalves, por Mário Primo, da Associação AJAGATO e por José Matias que para além de falar sobre o autor das fotografias, fez também um enquadramento sobre cada uma delas.
A mostra reúne algumas fotografias do autor, natural de Santiago do Cacém, que refletem o seu olhar perante aspetos diversos da vida que fazem agora parte da memória da história coletiva da sua geração.
Augusto Rocha Soares (1927-2002) nasceu na Quinta de São João, em Santiago do Cacém e licenciou-se em Engenharia Química. Uma recomendação médica para caminhar, levou a que retomasse nos anos 70 uma ocupação de tempos livres antiga, passando a levar consigo para os passeios a pé uma máquina fotográfica.
Poucos anos depois começou a participar em concursos fotográficos em Portugal e no estrangeiro, tendo obtido prémios e menções honrosas. Expôs no Museu Municipal de Santiago do Cacém e no Centro Cultural Emmérico Nunes, em Sines, em 1993.
Em 2004, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém publicou o álbum fotográfico ‘Olhares’, com fotografias de Augusto Rocha Soares, e em 2007 promoveu uma exposição com o mesmo título na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
A exposição está patente ao público no Auditório Municipal António Chainho até 29 de maio de 2022.