A exposição foi apresentada pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Sónia Gonçalves, por Mário Primo, da Associação AJAGATO e por José Matias que para além de falar sobre o autor das fotografias, fez também um enquadramento sobre cada uma delas.

A mostra reúne algumas fotografias do autor, natural de Santiago do Cacém, que refletem o seu olhar perante aspetos diversos da vida que fazem agora parte da memória da história coletiva da sua geração.

Augusto Rocha Soares (1927-2002) nasceu na Quinta de São João, em Santiago do Cacém e licenciou-se em Engenharia Química. Uma recomendação médica para caminhar, levou a que retomasse nos anos 70 uma ocupação de tempos livres antiga, passando a levar consigo para os passeios a pé uma máquina fotográfica.

Poucos anos depois começou a participar em concursos fotográficos em Portugal e no estrangeiro, tendo obtido prémios e menções honrosas. Expôs no Museu Municipal de Santiago do Cacém e no Centro Cultural Emmérico Nunes, em Sines, em 1993.

Em 2004, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém publicou o álbum fotográfico ‘Olhares’, com fotografias de Augusto Rocha Soares, e em 2007 promoveu uma exposição com o mesmo título na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

A exposição está patente ao público no Auditório Municipal António Chainho até 29 de maio de 2022.