A mostra reune algumas fotografias do autor, natural de Santiago do Cacém, que refletem o seu olhar perante aspetos diversos da vida que fazem agora parte da memória da história coletiva da sua geração.

Augusto Rocha Soares (1927-2002) nasceu na Quinta de São João, em Santiago do Cacém e licenciou-se em Engenharia Química. Uma recomendação médica para caminhar, levou a que retomasse nos anos 70 uma ocupação de tempos livres antiga, passando a levar consigo para os passeios a pé uma máquina fotográfica.

Foi membro do Foto Clube 6x6, da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica e começou a participar em concursos fotográficos em Portugal e no estrangeiro, tendo obtido prémios e menções honrosas. Expôs no Museu Municipal de Santiago do Cacém e no Centro Cultural Emmérico Nunes, em Sines, em 1993.

Em 2004, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém publicou o album fotográfico ‘Olhares’, com fotografias de Augusto Rocha Soares, e em 2007 promoveu uma exposição com o mesmo título na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

A exposição é inaugurada momentos antes da apresentação do espetáculo ‘El Amo’ pela companhia espanhola PanPán, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém. O espetáculo vai subir também ao palco em Vila Nova de Santo André na sexta-feira, dia 08, e em Sines, dia 09, sempre às 21:30.

A par da programação de teatro, o Litoral EmCena promove iniciativas paralelas, como esta exposição, a segunda a ser inaugurada na edição deste ano. Em Sines, está patente no Centro de Artes a exposição de fotografia ‘Poesia da Luz’, de Diogo Vilhena, inaugurada a 17 de março.

Ambas as exposições, de acesso livre, irão circular ao longo do ano entre os três auditórios onde decorrem os espetáculos.