Nasceu em Sines, no dia 3 de agosto de 1941 e repartiu a sua vida entre o trabalho de operário da construção civil e bombeiro, entrou para os Bombeiros de Sines com apenas 12 anos.

Chefe do corpo de bombeiros, respeitado pelos seus iguais, formou dezenas de homens e mulheres para uma vida dedicada aos outros.

Pela dedicação, foram-lhe atribuídas as medalhas de 5, 10, 20 e 30 anos de serviço no corpo de bombeiros e a medalha de ouro do Instituto de Socorros a Náufragos, recebida em 1957 pelo socorro aos sobreviventes do naufrágio de um navio espanhol. Pelo mesmo salvamento foi condecorado pelo governo de Espanha.

Foram-lhe ainda atribuídos vários louvores coletivos, o último dos quais em 2005, ano em que deixou o quartel que considerava a sua segunda casa.

Pela sua dedicação e exemplo de soldado da paz ao serviço da população, a Câmara Municipal de Sines, na sua reunião de 13 de novembro de 2008, e a Assembleia Municipal de Sines, na sua sessão de 20 de novembro de 2008, deliberaram atribuir a Virgílio José de Oliveira Gorgulho a medalha de mérito municipal.

O corpo vai estar em câmara-ardente no Quartel dos Bombeiros de Sines, na Avenida General Humberto Delgado, ao longo do dia de sexta-feira, 10 de junho, estando previsto o funeral para o final da tarde no Cemitério de Sines.

Apresentamos as mais sentidas condolências à sua filha e restante família.