Faleceu Virgílio Gorgulho Chefe dos Bombeiros de Sines
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sines está de luto pela morte do Chefe do Corpo de Bombeiros, Virgílio José de Oliveira Gorgulho com 80 anos.
Nasceu em Sines, no dia 3 de agosto de 1941 e repartiu a sua vida entre o trabalho de operário da construção civil e bombeiro, entrou para os Bombeiros de Sines com apenas 12 anos.
Chefe do corpo de bombeiros, respeitado pelos seus iguais, formou dezenas de homens e mulheres para uma vida dedicada aos outros.
Pela dedicação, foram-lhe atribuídas as medalhas de 5, 10, 20 e 30 anos de serviço no corpo de bombeiros e a medalha de ouro do Instituto de Socorros a Náufragos, recebida em 1957 pelo socorro aos sobreviventes do naufrágio de um navio espanhol. Pelo mesmo salvamento foi condecorado pelo governo de Espanha.
Foram-lhe ainda atribuídos vários louvores coletivos, o último dos quais em 2005, ano em que deixou o quartel que considerava a sua segunda casa.
Pela sua dedicação e exemplo de soldado da paz ao serviço da população, a Câmara Municipal de Sines, na sua reunião de 13 de novembro de 2008, e a Assembleia Municipal de Sines, na sua sessão de 20 de novembro de 2008, deliberaram atribuir a Virgílio José de Oliveira Gorgulho a medalha de mérito municipal.
O corpo vai estar em câmara-ardente no Quartel dos Bombeiros de Sines, na Avenida General Humberto Delgado, ao longo do dia de sexta-feira, 10 de junho, estando previsto o funeral para o final da tarde no Cemitério de Sines.
Apresentamos as mais sentidas condolências à sua filha e restante família.