Foto: arquivo

A Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO) é organizado pela câmara municipal e vai decorrer, até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, tendo por objetivo mostrar “o melhor” que o concelho tem.

“Aquilo que se pretende é que a FACECO seja uma mostra ‘condensada’ daquilo que melhor acontece no concelho de Odemira”, disse à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, Ricardo Cardoso.

A feira regressa após dois de interrupção, devido à pandemia de covid-19, e o autarca afiançou esperar que seja “uma FACECO forte e demonstrativa do melhor que se faz no concelho”.

A 30.ª edição da FACECO é inaugurada na sexta-feira, pelas 15:00, numa sessão que contará com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Uma das novidades do evento será o espaço ‘Odemira Creative Market’, que “vai mostrar os novos criadores e artistas e os novos produtos locais que apareceram” durante a pandemia, explicou Ricardo Cardoso.

Outro dos atrativos da feira é a música, estando previstos concertos de Tiago Bettencourt (sexta-feira), Bateu Matou (sábado) e Viviane (domingo).

Ao longo dos três dias estão ainda previstos inúmeros espetáculos de cante alentejano e de artistas locais.

A pecuária também vai estar em foco na FACECO, com o 4.º Concurso Ibérico e o 33.º Concurso Nacional da Raça Limousine, ambos promovidos pela Associação Portuguesa de Criadores da Raça Bovina Limousine, assim como o 25.º Concurso Regional de Cabra Charnequeira e o 17.º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia.

No âmbito da feira, decorrerão ainda o 1.º Concurso de Medronho, promovida pela associação Arbutus, e o 21.º Concurso Regional de Mel, organizado pela Associação de Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O artesanato local volta a estar em destaque na FACECO, com a presença de dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo e uma ampla zona de exposição.

Debates, uma mostra de produtos tradicionais e ‘showcookings’, demonstrações de viola campaniça, desportos radicais e a caminhada “Rota Vicentina” (domingo de manhã) são outros dos destaques da feira.

Para a tarde de sábado, pelas 15:30, está prevista a entrega dos prémios “Espírito Empreendedor 2022”, promovidos pelo município no âmbito do seu programa de apoio ao empreendedorismo.