A Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, remonta ao séc. XVI e realizava-se no dia das festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora do Monte (8 de setembro).

O programa da edição 2022 conta com os concertos de Tay e Piruka, dia 2 de setembro, de Nena, dia 3 de setembro, ambos às 22h30, e dos Calema a encerrar no dia 4 de setembro, às 22h00.

As noites prolongam-se com os Dj’s Lighthouse e Brada, no primeiro dia do certame, e de RMG, Krishna e ED Please, no segundo dia. O Cante Alentejano e o Fado na “Tasca do Malafaia” estão, também, presentes na Feira do Monte.

No espaço de Provas e Sabores, no interior do Pavilhão de Exposições, os showcookings estarão a cargo do Chef David Vitorino, que apresentará, ainda, a sua cerveja Brutos, dos Klandestinos Restaurantes e do Restaurante Quinta do Giz.

O programa conta com a prova do vinho o “Almejado” da adega Vinhas Novas, e do gin da destilaria Black Pig.

No decorrer da feira os visitantes dispõem do Espaço Criança com jogos tradicionais, workshops de artesanato com Gertrudes Rabadão, Ana Paula Lança, Sadilar, José Maria Dias, Alentejo Weaving e J.P Artesanato.

Os “Cola Pistons” proporcionam passeios de Tuk-Tuk e um workshop de reparação e manutenção de motorizadas.

Durante o certame será atribuído o prémio de melhor stand e peça de artesanato/produtos regionais, serão, também, entregues os Prémios do Concurso de Fotografia 2022, cujas imagens estarão em exposição.

A Associação Rota Vicentina, numa sessão de apresentação, dará a conhecer o projeto “Rota Mais Próxima”.

Durante três dias a Feira do Monte será uma montra das tradições do Concelho, mas também da região alentejana.