O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha fez um balanço “claramente positivo”, não só pelo “feedback que recebemos das pessoas, mas pela presença registada de milhares de visitantes, muitas famílias e muita juventude, no recinto da Feira durante estes três dias.”

O Autarca sublinha que “definimos um foco e é nesse sentido que temos vindo a trabalhar”, destacando os melhoramentos realizados no recinto do Parque de Feiras e Exposições e a aposta nos espetáculos musicais, assim como na apresentação de um programa com diferentes propostas a pensar em todas as idades.

Para Álvaro Beijinha a Feira do Monte tem “o desafio de passar às gerações mais novas todo o conhecimento sobre o nosso património” do artesanato, do fado, do cante e do folclore que marca a identidade do nosso Concelho. “Estimular-lhes a curiosidade e quem sabe se no futuro, estas gerações mais novas que visitam a Feira do Monte agora, não se dedicam a perpetuar estas tradições.”

Para o sucesso da Feira contribuiu “o trabalho de uma grande equipa da Câmara Municipal que durante meses trabalhou para a sua concretização”, salientou Álvaro Beijinha. Acrescentando que os artesãos, os produtores locais, os artistas, os grupos etnográficos, as associações e coletividades, os comerciantes e a restauração  “que se juntam a nós tornam possível a realização desta grande Feira do Monte”.

O programa da edição 2022 contou com os concertos de Tay, Piruka, Nena e dos Calema, com as noites a prolongarem-se com os Dj’s Lighthouse, Brada, RMG, Krishna e ED Please. O Cante Alentejano com o Grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo, o Grupo de Cante Alentejano da ASAS e as vozes femininas do Grupo À Cante Alentejano Vozes Além’Tejo, o folclore com o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia de São Bartolomeu da Serra, o Fado na “Tasca do Malafaia”,  e a Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística, também marcaram presença.

No espaço de Provas e Sabores os showcookings estiveram a cargo dos Chefs David Vitorino e João Ribeiro, dos Klandestinos Restaurante e do Restaurante Quinta do Giz. O programa contou com a apresentação da cerveja Brutos, da prova do vinho o “Almejado”, da Adega Vinhas Novas, do novo cocktail “Capote Alentejano” da destilaria Black Pig e seu premiado gin. A Associação Rota Vicentina, numa sessão de apresentação, deu a conhecer o projeto “Rota Mais Próxima”.

O Espaço Criança fez a delicia dos mais novos que coloriram a Feira do Monte, o espaço dos jogos tradicionais juntou gerações e deixou de fora as novas tecnologias. Decorreram, também workshops de artesanato com Gertrudes Rabadão, Ana Paula Lança, Sadilar, José Maria Dias, Alentejo Weaving e J.P Artesanato. Os “Cola Pistons” proporcionaram passeios de Tuk-Tuk e workshops de reparação e manutenção de motorizadas.

Durante o certame foi atribuído o prémio de Melhor Stand ao Caixotinho, Melhor Peça a JP Artesanato e uma menção honrosa para uma peça do stand Rosinha.

Os prémios do Concurso de Fotografia “Num instante…um novo olhar”, foram entregues durante a Feira do Monte, numa cerimónia que decorreu no dia 2, aos vencedores desta VI edição, cujas fotografias estiveram em exposição no stand da Câmara Municipal.

Durante três dias a Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral pois remonta ao séc. XVI e realizava-se no dia das festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora do Monte (8 de setembro), foi a montra das tradições do Concelho, mas também da região alentejana.