O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha fez um balanço “claramente positivo” da iniciativa. “O feedback que recebemos dos expositores foi de que estavam bastante satisfeitos, os pavilhões e terrado receberam muitas famílias e muita juventude e a animação prolongou-se sempre até de madrugada.”

O Autarca lembrou que “a Feira, em tempos, viveu momentos difíceis, mas foi renovada e nos últimos anos tem vindo a crescer de forma consistente. Contribuindo para esse ressurgimento “o investimento que a Câmara Municipal realizou para melhorar o recinto do Parque de Feiras e Exposições e a aposta num programa a pensar em todas as idades sempre com novidades.”

Álvaro Beijinha salientou que a realização deste certame “exige muito trabalho e coordenação, mas quando vemos a satisfação das pessoas sentimos que estamos no bom caminho. Agora vamos começar a pensar na edição de 2024, sempre a inovar.”

Na edição 2023 da Feira do Monte no espaço de Provas e Sabores estiveram em destaque produtores locais de azeite, de gin e vinhos, de alcomonias e doçaria, de licores e de Figos da Índia, entre outros produtos de excelência.

As noites foram marcadas pelos concertos, Dillaz, Maninho e Matias Damásio, e ainda pelas atuações de Linhas Cruzadas, Bombatuke, P*TA da Loucura, DJ Valéria, Mari Ferrari e DJ Mikas. O Cante Alentejano e o Fado na “Tasca do Malafaia” marcaram também presença na Feira do Monte.

Nos três dias de Feira os visitantes usufruíram da feira franca, do espaço criança, dos jogos tradicionais, dos passeios de tuk-tuk, dos carrosséis, das habituais diversões e de inúmeros espaços de restauração.

Durante o certame foi atribuído o prémio de Melhor Stand a Gertrudes Rabadão e de Melhor Peça de artesanato a Rosinha. Foram também atribuídas a Menção Honrosa para o stand Atelier Cilinha Fonseca e Menções Honrosas para as peças do Projeto CLDS-4G, do Projeto Oxalá e da Trapos & Companhia.

Decorreu, igualmente, a entrega dos prémios referentes ao VII Concurso de Fotografia – Num instante…um novo olhar. Nuno Mateus autor da fotografia vencedora, intitulada "Lagoa", esteve presente na cerimónia, os restantes distinguidos foram: 2.º prémio – “Jogging Matinal”, Ana Carolina Santiago; 3.º prémio – “Raízes suspensas de invulgar dimensão”, Luís Pinheiro da Silva. Foram ainda atribuídas as seguintes menções honrosas: “Barcos de pesca Lagoa de Santo André (Aberta)”, António Canaria; “Brincar no Património”, Ana Carolina Santiago; “Ortiga” e “Santiago, o Velho”, Nuno Mateus. As imagens vencedoras estiveram em exposição no stand do Município.