Festa do Livro mostra a “Nossa Essência” através dos livros e da leitura de 21 a 23 de junho em Santiago do Cacém
“A Nossa Essência” é o título do 3.º capítulo da Festa do Livro da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, marcada pelos 500 anos do nascimento de Camões, o centenário de Eugénio de Andrade e os 50 anos do 25 de Abril. A Festa decorre já este fim de semana, nos dias 21, 22 e 23 de junho, em pleno Centro Histórico de Santiago do Cacém.
Destaque para os encontros e sessões de autógrafos com os escritores Susana Amaro Velho, João Tordo e David Machado. A conversa com Marco Horácio sobre as suas “Dicas de um pai aos 50, com uma mulher de 30 e uma cadela para viver a paternidade com amor humor”, seguido do espetáculo Rouxinol Faduncho, no dia 21 de junho, a partir das 21h00.
A Festa do Livro faz-se, também com os espetáculos “Português Suave” do Coral Harmonia, Coral Harmonia Juvenil e Bandalheira & Convidados, “Palavras Daninhas Coletivo Instantâneo” com Ana Lúcia Palminha, Jorge Oliveira, Academia de Música de Santo André, Margarida Andrade, Flora Serpa, Grifo e Ricardo Martins e “Um Acordeão no Mundo” com Maria Adélia Botelho & Convidados.
O programa contempla sessões de biblioterapia com a terapeuta Ana Sousa, de contos com Rodolfo Castro, Elisabete Rosa-Machado e Bolinhas de História para crianças dos 2 aos 8 anos, workshop “Marcador de livro bordado” conduzido por Susana Nunes (Trapos & Companhia), oficina de escrita criativa “Amálgama de Sentidos” por Inês Nunes. Com oficinas para toda a família apresenta-se “Aletria – Biblioteca Itinerante”, uma atividade promovida pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra. Para os mais pequenos
“Um mergulho no Oceano Atlântico - Diverte-te a fazer yoga com os animais marinhos” com Vanda Lacerda
A Festa será o espaço para a apresentação dos livros “Estrelas do meu céu” de Vanda Lacerda, e o “Filho da PIDE” de Paulo Pereira, com moderação de Ana Zorrinho e promovida pela papelaria “Manel dos Jornais”.
Não deixe de acompanhar a atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística de Santiago do Cacém e o seu grupo de percussão, o “Cante à Mesa” pelo Grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo e os The Hegel Complex. O Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém apresenta “Leituras Censuradas” e “O Meu Cavalo Indomável” de David Machado.
O Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo apresenta a leitura de textos e poemas do livro "Praça da Canção" de Manuel Alegre. Os “Embaixadores da Leitura”, do Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança, de Alvalade, apresentam "Dar voz às palavras" - Leituras Camonianas
Nesta Festa espera-vos, ainda, uma Feira do Livro com opções de leitura para todas as idades e para todos os gostos e um espaço dedicado aos autores locais. Destaque para a presença das bibliotecas municipais e dos museus municipais, que realizarão jogos para os mais pequenos.