Festival Maré de Fado 2021 é finalista dos Iberian Festival Awards 2022
O festival Maré de Fado 2021, uma organização da Câmara Municipal de Sines, é finalista dos Iberian Festival Awards 2022, na categoria "Best Festival Online" - Melhor Festival Online, comunicou ontem a APORFEST - Associação Portuguesa de Festivais de Música.
Maré de Fado é finalista juntamente com os festivais Artes à Vila, Lisb-On Jardim de Inverno e Maré de Agosto, também realizados em Portugal.
Os vencedores desta e das restantes categorias dos prémios serão anunciados numa gala a realizar a 26 de março, no Auditório Lispolis, em Lisboa.
O festival Maré de Fado 2021 decorreu entre 12 de março e 3 de abril, oferecendo oito noites de música para desfrutar via “online” e na rádio, nas plataformas do Município de Sines, da Rádio Amália e da Rádio Sines.
Na edição de 2021, com 25 nomes programados, o fado abriu-se a projetos convidados com influências de outros géneros musicais e o programa de cada noite organizou-se em torno de um tema diferente.
São também marca da “Maré de Fado” os locais em que se realiza, ligados ao património local. Em 2021, o fado passou pelo Museu de Sines, pela antiga Estação de Caminhos de Ferro, pela Igreja de Nossa Senhora das Salas e pelo Largo Marquês de Pombal (Porto Covo).
Em 2021, participaram na mostra os seguintes fadistas: André Baptista, António Pinto Basto, Armando Casal, Carolina Bila, Daniela Giblott, Eva Zambujo, Gustavo, Isabel Noronha, Joana Luz, Joana Rita, José Geadas, Luís Saturnino, Mafalda Vasques, Maria da Saudade, Nuno Amaro, Paula Cruz, Pedro Calado, Ricardo Martins, Sofia Ramos, Tânia Oleiro e Tiago Correia.
Atuaram como convidados os projetos Acordeão Fadista, Fado e Morna, Fado no Pé e Miguel & João.