O prémio de melhor programa cultural reconhece a dimensão cultural dos festivais, nomeadamente, da sua programação de iniciativas paralelas.

No caso do FMM Sines, na sua edição de 2022, através das iniciativas paralelas, o festival de música tornou-se também um festival de artes visuais, narração oral, debate sobre os temas da contemporaneidade, escrita sobre música, descoberta do meio ambiente, promoção da sustentabilidade e sensibilização dos públicos de tenra idade para as artes.

Na gala dos prémios Iberian Festival Awards foi ainda entregue o prémio Excelência - Personalidade a Carlos Seixas, diretor artístico e de produção do FMM Sines desde a sua primeira edição, em 1999.

Este prémio reconhece anualmente uma personalidade cujo papel, visão e energia em prol da indústria dos festivais de música é realizada de forma dinâmica, criativa, agregadora e de modo positivo.

Sobre estes dois prémios, o presidente da Câmara municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, afirmou:

"Ficamos muito felizes por ver novamente reconhecida a importância e a abrangência cultural do programa do FMM Sines, porque este é um festival com um alcance que ultrapassa em muito o seu alinhamento de concertos. Mas foi com especial agrado que vimos o prémio de Excelência ser entregue ao Carlos. É um reconhecimento mais que merecido, pelo seu trabalho, pelo seu critério e pela sua visão, sem os quais o FMM Sines não seria o que é."

Os Iberian Festival Awards são promovidos pela Aporfest - Associação Portuguesa de Festivais de Música.