O concerto está integrado no Festival Terras sem Sombra e tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete na receção do Centro de Artes.

Escrito em 1736 por Giovanni Battista Pergolesi, Stabat Mater afirma-se como uma das obras mais emblemáticas do Barroco sacro europeu. Composto por 12 andamentos, percorre a dor da Virgem junto à cruz, alternando ternura, dramatismo e espiritualidade luminosa.

À dimensão musical, a presença do Festival Terras sem Sombra em Sines junta a componente patrimonial na atividade que se desenrola na tarde de sábado (15h00).

A ação "Hoje como Ontem: A Fábrica de Cortiça de Sines" tem como ponto de encontro o Castelo de Sines e conta com a orientação do empresário José Francisco Leal e do coordenador do Museu de Sines, o arquiteto Ricardo Estevam Pereira. Juntos, orientarão os participantes na atividade na visita a uma infraestrutura que é traço de uma indústria, a corticeira, com assinalável presença neste concelho.

Em fim de semana de ato eleitoral, a habitual ação de Salvaguarda da Biodiversidade foi cancelada.

O Festival Terras sem Sombra é uma organização da Pedra Angular. Nesta presenta em Sines, conta com a parceria do Município de Sines e da Embaixada de Itália em Lisboa. Tem também o apoio da Direção-Geral das Artes.