Marcaram igualmente presença na cerimónia de inauguração os vereadores Ana Luísa Soares, Manuel Vítor de Jesus e Helena Guerreiro, assim como diversos técnicos municipais que desempenharam um papel decisivo para que a obra se concretizasse convenientemente e dentro do prazo inicialmente estabelecido.

Na sua intervenção, o presidente do Município vincou que “as razões que levaram à construção do Centro Intermodal de Transportes da Margem Sul constituem a concretização de um compromisso político do Executivo Municipal permanente”, acrescentando que a infraestrutura “é importante para Alcácer do Sal, de modo a responder à procura muito significativa que tem existido pela cidade”.

A empreitada de construção desta nova valia, promovida pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, foi adjudicada à empresa H&S - Engenharia e Construção, Ld.ª, por um valor total de cerca de 804 mil euros, a ser candidatado futuramente a 85% de financiamento comunitário através do programa Portugal 2030 ou do Fundo para uma Transição Justa.

O parque dispõe de 141 lugares para viaturas ligeiras de passageiros, que incluem lugares para mobilidade condicionada, motociclos e velocípedes e cinco lugares para pesados de passageiros. A zona para carregamento de veículos elétricos (que contempla oito lugares) ainda não se encontra funcional, estando prevista a entrada em funcionamento para muito breve.

O parque está ainda dotado de instalações sanitárias e ecopontos de apoio, abrange uma vasta área de intervenção de 6.650m² e pressupôs a plantação de 47 árvores, o que tornou o espaço numa distinta zona verde. Com a criação desta bolsa de estacionamento, o Município de Alcácer do Sal pretende corrigir a carência de estacionamento automóvel existente na margem norte da cidade.