O alerta pelo desaparecimento foi dado pelos familiares perto das 15h00, tendo o Centro de Coordenação  de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC), da Marinha Portuguesa, acionado os meios de socorro, primeiramente através de embarcações que se encontrava nas imediações.

 Após uma hora a tentar localizar a embarcação mas sem sucesso, foi acionada a intervenção da Força Aérea, através do Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa.

Pelas 17h30, o helicóptero EH-101 Merlin estacionado na Base Aérea N.º 6, no Montijo, descolou para a área de operações e, mesmo sem alcançar contacto visual, a tripulação da Força Aérea conseguiu comunicar via telefone satélite com o homem, dando instruções para que seguisse rumo 90°, para Este, até avistar terra, enquanto tentariam encontrá-lo.

Mais de uma hora depois, o homem comunicou ter avistado petroleiros o que indicaria estar junto ao Porto de Sines.
Com esta referência, a tripulação do helicóptero da Força Aérea dirigiu-se para o local conseguindo avistar, pelas 19h28, a embarcação junto ao Farol de Sines.
Apesar do desaparecimento ter ocorrido na zona de Sesimbra, a embarcação divergiu em quase 50 quilómetros para sul no momento em que foi encontrado.
Já com contacto visual, a tripulação do EH-101 Merlin, orbitrando sobre o local, apoiou o homem dando as indicações necessárias para que conseguisse navegar em segurança até ao Porto de Sines, só abandonando a área quando o homem atracou a embarcação.
Já no Porto de Sines, o homem recebeu apoio pelos meios do Comando-local da Polícia Marítima de Sines, encontrando-se bem de saúde.