O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, fez-se acompanhar da Presidente da Junta de Freguesia, Hélia Rodrigues, dos Vereadores com Pelouros Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e de técnicos municipais das respetivas áreas, com o objetivo principal de estabelecer um contacto direto com a população, os empresários, as associações, os clubes desportivos e as instituições sociais.

O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, fez um balanço “positivo” desta visita, “esta é uma freguesia que apresenta, em diferentes aspetos, muita dinâmica com vários investimentos públicos e privados.” Dando como exemplo os projetos que o Sporting Futebol Clube Abelense apresentou para a sede, salão social e polidesportivo. “Um clube que dinamiza crianças, jovens e adultos o que é muito importante em terras com estas dimensões. Eles dão uso às infraestruturas que possuem com as mais diversas iniciativas e promovem eventos que atraem centenas de pessoas, como o Trail Running A’Bella.”

Durante a visita à Casa do Povo, que gere a Estrutura Residencial para Idosos de Abela, constatou-se que “a situação financeira não é tão grave como a registada em 2023, mas continuam a viver com dificuldades. Da nossa parte temos encetado contactos com a Segurança Social e a Secretária de Estado, sensibilizando para os problemas que estas instituições vivem, que resultou numa reunião entre a responsável do Governo e as Instituições Particulares de Solidariedade Social”, afirmou o autarca.

Álvaro Beijinha destacou que apesar de esta ser uma freguesia com forte componente rural “apresenta investimentos turísticos expressivos”. Durante a visita, a comitiva ficou a conhecer o alojamento local Monte do Lago e inteirou-se do crescimento da procura que o Monte Naturista – O Barão tem registado.

A agricultura e a pecuária “têm um peso significativo na economia da Freguesia”, exemplo dessa importância são o Lagar de Azeite de Abela, a exploração agrícola Herdade do Montinho, e o novo projeto de agricultura biológica - Green Hill, que a comitiva visitou. Também de cariz empresarial, mas noutro sector, visitaram a serralharia A. P. Alves, “que tem uma carteira de clientes impressionante e usa tecnologia de ponta”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.

O Museu do Trabalho Rural de Abela, também, mereceu atenção nesta Presidência, trata-se de, como disse Álvaro Beijinha, “um espaço que mostra o que são as nossas gentes, as tradições e o seu legado.”

A Presidente da Junta de Freguesia, Hélia Rodrigues, salientou que “o balanço destes dias três é muito positivo, porque a população gosta de ver os eleitos na sua freguesia. Por isso, esta é uma iniciativa que deve continuar a realizar-se.” Destacando ao nível dos investimentos municipais a obra de construção da ETAR Compacta de Outeiro do Lobo, “que há muito era esperada pela população”, a Estrada Municipal ( E.M.) 546, “entre outros projetos, arruamentos e asfaltamento, como o que está programado para a localidade de Outeiro do Lobo.”

A Presidência nas Freguesias em Abela incluiu a visita à Escola Básica de 1.º Ciclo e Jardim de Infância local e a reunião com os representantes do movimento associativo. A comitiva percorreu, ainda, as ruas das localidades de Abela, Barão, Arealão, Cova do Gato e de Outeiro do Lobo.