O presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, salienta a importância da aprovação da alteração ao PDM, que visa “disciplinar o crescimento de empreendimentos turísticos, proteger a faixa litoral, promover o desenvolvimento controlado e diversificado no interior e preservar os valores naturais, ambientais e culturais de Grândola”.

 

Já o Orçamento da Câmara para 2025, aprovado por maioria, que visa responder às necessidades da população e a impulsionar o desenvolvimento do concelho, contempla um investimento de 52 milhões de euros. Entre as medidas destacam-se a disponibilização de cerca de 7 hectares de terreno para construção de habitações a custos controlados, habitação social e terrenos para autoconstrução para jovens.

 

Na área da educação, o plano assegura a modernização e requalificação das infraestruturas escolares em todo o concelho. Entre os principais projetos, destacam-se a reabilitação dos Centros Escolares de Melides e do Carvalhal, bem como a conclusão do projeto do novo Centro Escolar de Grândola. Em 2025, será lançado o concurso que irá permitir o arranque da construção da Casa da Juventude.

O orçamento reforça também o compromisso da autarquia com o alívio fiscal das famílias, o apoio a associações, clubes e instituições de solidariedade social.