Grândola inicia construção da Estratégia Integrada de Desenvolvimento
Arrancou, na passada semana, a construção da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Sustentável (EIDS) Grândola 2030, ao qual a Câmara Municipal vai "dar a máxima prioridade".
Em comunicado, a autarquia revela que, nesse sentido, já teve lugar a primeira reunião temática de auscultação para a EIDS Grândola 2030, que contou com a participação das principais entidades ligadas ao setor agrícola e foi inserida no domínio temático da inovação e competitividade.
"O ano de 2022 será essencial para refletir, analisar e definir o caminho a trilhar na próxima década. É fundamental avaliarmos as ameaças e as oportunidades que se colocam ao desenvolvimento sustentável do território, bem como, definirmos uma visão e um plano de ação para o horizonte 2030", sublinha o autarca António Figueira Mendes, citado no comunicado.
A Câmara de Grândola explica que o processo de construção da EIDS de Grândola, "aberto e participativo", vai sustentar-se "no diagnóstico em torno de quatro grandes áreas temáticas coerentes com os grandes desígnios do desenvolvimento territorial e convergentes com o sentido estratégico patente nas diferentes agendas de planeamento e instrumentos de financiamento à escala regional, nacional e comunitária".
A autarquia acrescenta que o objetivo é "obter uma visão partilhada dos desafios e oportunidades que se colocam ao concelho", envolvendo no processo "os principais atores no território" em áreas como o turismo, agricultura, ambiente, serviços, social, saúde e educação.