Foto: Arquivo

Em comunicado, a CIMAL explica que o novo modelo de funcionamento da emergência e proteção civil ao nível sub-regional foi apresentado pelo comandante regional do Alentejo, José Ribeiro, numa reunião que decorreu na passada sexta-feira, 16, na "vila morena".

A mesma fonte acrescenta que nos cinco concelhos abrangidos pela nova estrutura existem 10 corpos de bombeiros, nomeadamente em Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Santo André, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Sines.

"Ao todo, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral abrangerá uma área de 5.308 km2", onde residem "cerca de 95.000 pessoas", acrescenta a CIMAL.

Recorde-se que a decisão de criar comandos sub-regionais coincidentes com as 23 comunidades intermunicipais existentes no país foi tomada pelo Governo em 2019.

Nessa reestruturação manteve-se um Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil e cinco comandos regionais de emergência e proteção civil: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

O Comando Regional do Alentejo vai ficar com quatro comandos sub-regionais, que se situam, além do Alentejo Litoral, no Alto Alentejo, no Alentejo Central e no Baixo Alentejo.

Fonte: Jornal Sudoeste