A Comissão afirma num comunicado enviado à Rádio Sines que “os Utentes deste concelho estão a ter bastantes dificuldades no acesso aos cuidados de saúde. Cerca de 3.000 Utentes não têm Médico de Família e prevê-se a agudização desta situação”.

Outra preocupação dos Utentes é que “a Extensão de Saúde do Canal Caveira só tem médico uma vez por mês, para além da ausência de assistência médica no concelho após as 22h00”.

No mesmo comunicado a Comissão de Utentes recorda que no Hospital do Litoral Alentejano “são muitas vezes são ultrapassados os Tempos Máximos de Resposta Garantidos ("Tempos de Espera") em diversas especialidades” e que na unidade hospitalar que serve os cinco concelhos do Litoral Alentejano “apenas existe um médico para 100.000 Utentes nas especialidades de Cardiologia e Urologia.”

Nesta iniciativa que contará com a participação do Dr. André Gomes, membro da direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, a Comissão de Utentes dará conhecimento de propostas para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde no concelho e na região.