Hélder Guerreiro nasceu em 1976, cresceu em Sines onde estudou e aos 18 anos ingressou no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no curso de Engenharia Química – ramo industrial, onde se licenciou.

Entre 1998 e 2002 foi bolseiro de investigação científica no Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN), no Departamento de Proteção Radiológica e Segurança Nuclear (DPRSN), adquirindo formação especializada nesta área.

Em 2002 regressou a Sines, onde iniciou funções como operador de controlo industrial na Refinaria de Sines da Petrogal. Complementou a sua formação com uma pós-graduação em Engenharia da Refinação e Petroquímica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Na área sindical, é Coordenador da Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal, dirigente do SITE Sul e membro da direção da União Local de Sindicatos dos concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal. Integra ainda o Conselho Nacional da CGTP. No PCP, é membro da Comissão Concelhia de Sines e da Direção da Organização Regional do Litoral Alentejano.

No plano autárquico, foi eleito pela CDU para a Assembleia Municipal de Sines entre 2005 e 2013, coordenando a Comissão Especializada de Ambiente, com destaque para a atuação no período de contaminação do aquífero. Integrou as listas da CDU à Assembleia da República pelo distrito de Setúbal nos anos de 2009, 2011 e 2024. Fez parte da Comissão Dinamizadora do movimento cívico “Todos contra a Poluição”. Entre outubro de 2013 e 2021, exerceu funções como vereador na Câmara Municipal de Sines.