A garantia foi deixada pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, durante a reunião que manteve, na sexta-feira, 9, ao final da tarde, com uma comitiva da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), que integrava os cinco autarcas da região.

Na ocasião, Pedro Nuno Santos revelou que a obra do IC33 "será financiada na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e terá que ficar concluída durante o primeiro semestre de 2026", adianta a CIMAL em comunicado.

A mesma fonte acrescenta que o ministro precisou "que a obra decorrerá em duas fases", a primeira entre Relvas Verdes e Roncão, que "vai a concurso nos primeiros seis meses do próximo ano", e a segunda entre Roncão e a rotunda Grândola Norte, que "terá o seu processo iniciado entre seis e oito meses depois, já que, entre outros aspetos, ainda não foi realizado o respetivo estudo de impacto ambiental".

Durante a reunião, os autarcas reivindicaram também a "urgente" reparação do troço do IC1 entre Alcácer do Sal e Palma, "perante o qual o ministro se comprometeu a dar indicações à empresa concessionária pública Infraestruturas de Portugal (IP) para que as obras sejam efetuadas com a maior brevidade".

Ainda no respeitante a rodovias, a delegação da CIMAL levantou a questão da EN 253, entre Alcácer do Sal e a Comporta, que por "não ter bermas, constitui um enorme perigo para os muitos veículos que a utilizam, traduzido num elevado número de acidentes", ficando o ministro "de estudar uma solução com a IP".

Os presidentes dos municípios defenderam ainda, no plano rodoviário, "a construção de uma via com perfil de autoestrada entre Sines e Odemira, projeto a iniciar num horizonte temporal de oito anos".

Quanto à ferrovia e às ligações para passageiros na região do Litoral Alentejano, os autarcas defenderam "a urgência" do restabelecimento das ligações interurbanas entre Alcácer do Sal, Grândola, Ermidas-Sado - com ligação ao Ramal de Sines com paragem em Santiago do Cacém e às restantes estações e apeadeiros da Linha do Sul ao longo do percurso entre Alcácer do Sal e o limite sul do concelho de Odemira.

"Neste caso, não obtiveram qualquer garantia da parte do ministro", adianta o comunicado da CIMAL.

Por fim, os autarcas da CIMAL mostraram o seu desacordo por, no novo Plano Ferroviário Nacional, não estar prevista a passagem de comboios de alta velocidade na Linha do Sul, que atravessa o Alentejo Litoral, "fazendo-se a ligação ao Algarve apenas pelo interior do Alentejo, através de Évora e Beja".